Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Continuando o estudo dos Livros da Bíblia Sagrada.






Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
         
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (português de Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria. Eclesiástico e Sabedoria são deuterocanônicos e por isso não constam na Bíblia protestante, embora estejam presentes na Bíblia católica. Esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade do povo de Israel.
A sabedoria, neste caso, não é entendida como acumulação de conhecimentos, mas como bom senso no discernimento das situações, adquirido através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida -, algo aprendido na prática e que levaria à arte de viver bem. Assim, nos livros sapienciais encontram-se reflexões que brotam de problemas que povoam o dia-a-dia da vida de qualquer pessoa que busca o caminho da realização e felicidade. A experiência comum é mostrada como lugar da manifestação de Deus e da revelação do seu projeto, ou seja, Deus falaria através da experiência do povo
A sabedoria de cunho mais popular encontrada no livro dos Provérbios e no Eclesiástico apresenta-se em forma uma coleção de frases curtas, sentenças que ajudam a compreender e a encontrar uma saída nas diversas situações enfrentadas pelo homem comum. Já os livros de Jó, Eclesiastes e da Sabedoria são estudos sobre problemas mais profundos sobre temas mais amplos, como o sentido da vida, a morte, a justiça, a vida social, o mal, a natureza da sabedoria etc. O Cântico dos Cânticos trata da experiência mais fundamental da vida: o amor humano, símbolo do amor de Deus para com o seu povo. Já a espiritualidade do povo de Israel é apresentada no livro dos Salmos - uma coleção de 150 orações que refletem as mais diversas situações da vida do indivíduo e do povo.

FONTE DA IMAGEM: slideshare


Resultado de imagem para livros poéticos ou sapienciais

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Neste estudo vamos falar sobre os Livros Históricos, que estão o Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.
Nesta sequência, nas próximas postagens, os outros Livros.


Resultado de imagem para livros históricos da Bíblia
FONTE DA IMAGEM: buzzero.com

Resultado de imagem para livros históricos da Bíblia
FONTE DA IMAGEM: slideplayer.com.br

Livros históricos do Antigo Testamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
        
  
Maior parte do Antigo Testamento é formada por livros que os teólogos classificam sob a denominação de Livros Históricos, pois eles contêm relatos que vão desde a conquista da Terra Prometida até quase a época do Novo Testamento, cabendo ressaltar que tais livros não se reduzem apenas a relatos cronísticos de fatos, pois contém uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé, sendo possível dividi-los em quatro grupos:

1. Obra Histórica Deuteronomista - Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis: contém um relato mais ou menos contínuo, apresentando a história do Povo de Deus desde a conquista da Terra Prometida até o exílio na Babilônia. Tais livros enfatizam que a situação vivida depende da atitude que o povo toma na Aliança com Deus, sendo que quando há fidelidade, Deus concede a bênção, mas quando há infidelidade, o povo atrai para si mesmo a maldição.

2. História do Cronista - I Crônicas, II Crônicas, que a Septuaginta e a Vulgata chamam de Paralipômenos, relatam coisas que foram deixadas de lado no relato contido em Reis e Samuel, ou seja são uma espécie de complemento. Livro de Esdras e Neemias relatam o tempo do pós-exílio babilônico até meados do séc. III AC. O objetivo principal destes dois últimos livros é fundamentar e organizar a comunidade depois do exílio na Babilônia.

3. Rute, Tobias, Judite, Ester. Mais do que história propriamente dita, esses livros são narrativas. Sua intenção é apresentar modelos particulares de vivência e aplicação da fé dentro de situações difíceis, principalmente as enfrentadas pelos judeus fora de sua terra.

4. I Macabeus e II Macabeus - Relatam a resistência heróica de um grupo de judeus diante da dominação helenista que ameaçava destruir a identidade cultural e religiosa da comunidade judaica.
Cabendo observar que Tobias, Judite, I Macabeus e II Macabeus são livros deuterocanônicos, ou seja, não são aceitos pelas Igrejas que adotam a Bíblia proposta por Lutero.

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

HOJE VAMOS ESTUDAR SOBRE OS LIVROS DA BÍBLIA!

COMEÇANDO COM O PENTATEUCO OU TORÁH, ESCRITO POR MOISÉS.


Pentateuco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
      
Translation Latin Alphabet.svg

NoFonti.svg


Pentateuco
Rolo da Torá judaica
Autor (es)Moisés
IdiomaHebraico
O Pentateuco, do grego, "os cinco rolos", é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia.  Entre os judeus é chamado de Torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento, instrução, ou literalmente Lei, uma referência à primeira secção do Tanakh, os primeiros cinco livros da Bíblia Hebraica, cuja autoria é atribuída a Moisés. Os judeus também usam a palavra Torá num sentido mais amplo, para referir o ensinamento judeu através da história como um todo. Neste sentido, o termo abrange todo o Tanakh, o Mishnah, o Talmud e a literatura midrash. Em seu sentido mais amplo, os judeus usam a palavra Torá para referir-se a todo e qualquer tipo de ensino ou filosofia.

 

Autoria

A Teologia tradicional atribui a autoria do Pentateuco a Moisés, entretanto existem outras teorias.
A Edição Pastoral da Bíblia sustenta que o Pentateuco tem origem na Tradição oral e foi escrito durante seis séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições antigas e criando novas
Julius Wellhausen (1844-1918) sustenta que o Pentateuco é uma obra redacional, composta de quatro diferentes tradições (documentos): a Javista com textos compostos na época da Monarquia (950 a.C.), a Eloísta com textos posteriores ao ano 750 a.C., a Deuteronomista com textos escritos aproximadamente no ano 600 a.C. e a Sacerdotal com textos escritos no exílio babilônico (por volta do ano 500 a.C.
Seria a autoria do Pentateuco mosaica ou um mosaico? Trocadilhos à parte, o assunto é de importância impar na análise do Pentateuco e de todo o Antigo Testamento. Qualquer uma das opções – autoria mosaica ou um mosaico - acarreta uma série de controvérsias e opiniões entre eruditos cristãos e não cristãos. Segundo a concepção crítica, quando a Torá ou o Pentateuco é atribuído a Moisés, os Salmos a Davi e os livros de Sabedoria a Salomão, deveríamos provavelmente entender Moisés como o protótipo do legislador, Davi como o protótipo do salmista e Salomão como o protótipo do homem ajuizado e sábio.
Quem é o gênio literário desta artística obra prima  - Pentateuco, é a pergunta que se tem feito há séculos. Como pudemos verificar nos capítulos anteriores, começando com o triunfo do deísmo na década de 1790, e continuando através da época do dialeticismo hegeliano e do evolucionismo darwiniano no século dezenove, o veredito tem sido contrário à autoria mosaica. No século presente, algumas concessões têm sido feitas por alguns estudiosos, quanto à possibilidade de alguns fios de tradição oral terem sido oriundos de Moisés, mas quanto à forma escrita, a tendência tem sido fazer do Pentateuco uma obra pós-exílica.
A visão tradicional sobre a origem do Pentateuco é que foi composto por Moisés entre os anos de 1446 a.C. e 1406 a.C aproximadamente. Como pudemos ver a autoria do Pentateuco vem sendo colocada por parte de alguns críticos como não sendo de Moisés, alegando que quando as Escrituras se referem a Moisés como autor apenas lhe atribui uma figura de protótipo de legislador. A religião judaica sempre considerou o Pentateuco como obra de Moisés, da mesma forma, tradições pagãs e também o cristianismo primitivo e posterior.
Alguns estudiosos atribuem somente o decálogo como sendo de autoria de Moisés, outros inserem o código da Aliança. Ainda, a ausência do nome do autor harmoniza-se com a prática do Antigo Testamento em particular, e com as obras literárias antigas em geral. No antigo Oriente Médio, o “autor” era basicamente um preservador do passado, limitando-se ao uso de material e metodologia tradicionais.

Livros do pentateuco (Torá)

Génesis


Primeiro livro da Bíblia. Narra acontecimentos, desde a criação do mundo, na perspectiva judaica (o chamado "relato do Génesis"), passando pelos Patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egipto, depois da história de José. Génesis segundo a fé Judaica é o início, é o princípio da criação dos ceús, da terra, da humanidade e de tudo quanto existe vida, todos os seres. O livro é o primeiro dos cinco livros atribuídos a Moisés.

Êxodo


O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egito, onde foram escravos durante 430 anos. Narra o nascimento, a vida e o ministério de Moisés diante do povo de Israel, bem como o estabelecimento da Lei e a construção do Tabernáculo. Mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do Egito e Deus através de uma aliança proposta pelo próprio Deus. É a organização do Judaísmo.

Levítico


Basicamente é um livro teocrático, isto é, tem caráter legislativo; apresenta em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário religioso entre outras normas e legislações que regulariam a religião.

Números

Este livro é de interesse histórico, pois fornece detalhes acerca da rota dos israelitas no deserto e de seus principais acampamentos. Pode ser dividido em três partes:
  • O recenseamento do povo no Sinai e os preparativos para retomar a marcha (1-10:10). O capítulo 6 relata o voto de Nazireu.
  • A história da jornada do Sinai até Moabe, o envio dos espiões e o relato que fizeram, e as murmurações (oito vezes) do povo contra as dificuldades do caminho (10:11-21:20).
  • Os eventos na planície de Moabe, antes da travessia do rio Jordão (21:21-cap. 36).

Deuteronômio


Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a ideia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei.
O título provém do grego e quer dizer: "Segunda Lei", ou melhor, "Repetição da Lei". Em Êxodo, Levítico e Números, as leis foram dadas, conforme a necessidade da ocasião, a um povo acampado no deserto. Em Deuteronômio, essas leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas, vilas e cidades da terra prometida.

sábado, 19 de novembro de 2016

Segunda página do livro!!!!




Livro de Provérbios cap. 8 vers. 17 a 21








17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.


18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.


19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida.


20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça,


21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.








Estou aqui por puro interesse.


Não devo esconder o que quero e é simples demonstrar aquilo que está dentro de nossa alma.


            Um caráter possível ou impossível, digo isso porque existe indivíduos que se aproximam de ser algo civilizado.


            Deve-se ser duro com a preparação do caráter, para se elevar a um ponto que a alma se estende.


            Muito bom que tudo esteja aonde está, nesta caminhada em que Deus me trouxe.


            Sentir a perfeita noção de Jesus Cristo, Deus Pai e Espírito Santo no conhecimento, faz esta vida transcender, por um gozo e júbilo esplendorosos.


            Estou nessa por interesse, interesse em Jesus Cristo.


Interagir com Jesus, o sentido que se completa na Palavra de Deus é o que mais interessa.



quinta-feira, 17 de novembro de 2016


Neste livro eu procuro colocar em forma de oração o que eu entendi no capítulo da Bíblia que menciono em cada página.
                
                   Primeiro eu reproduzo o capítulo inteiro, mencionando o nome do patriarca, profeta ou evangelista e o número do capítulo e após o meu resumo com o que entendi em forma de petição e oração a Jesus Cristo.

                    Agora vamos a leitura da primeira página do livro Quero Conhecer Jesus Cristo!



Que em nome do Senhor Jesus, este livro preste!


Livro de Jonas, capítulo 2.



1 E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe;

2 e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.

3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.

4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; como tornarei a olhar para o teu santo templo?

5 As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

6 Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida.

7 Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

8 Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia.

9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação.

10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.



            Abri a Palavra do Senhor na madrugada do dia 06/04/2010, quando as águas da enchente que assolou Maricá, já estava ao redor de todo o quintal de minha casa e Deus Pai, Senhor Jesus me enviou esta resposta através do Livro de Jonas capítulo 2.

            Ele enviou os Anjos do Senhor que ficaram nas varandas laterais da casa a ali ficaram até ás 09h00min do dia seguinte, quando as águas entraram dentro de casa.

            Tivemos que sair fomos para o sítio da Dona Vera e quando voltamos, Graças a Deus, as águas não passaram de uns 15 cm dentro de casa.        

Deus deu livramento de morte e prejuízo em minha vida, de minha esposa Paula Cristina e de meu filho Pero Juan.

Em minha vida Jesus Cristo simplesmente me livrou várias vezes de acontecimentos que poderiam me destruir.

Por isso tenho que dar testemunho sempre da presença maravilhosa de Jesus em minha vida.

Deus Pai Misericordioso, Jesus Cristo Salvador e Espírito Santo Divino, protejam e abençoem a minha vida, a Paula, ao Pero Juan, a minha mãe, ao Luís, Dona Conceição, Sr. Wilson, Ricardo e a todos os irmãos em Cristo.

Aleluia! Amém!



FOTOS: qualemarica.blogspot.com





Resultado de imagem para enchente em Maricá em 2010







terça-feira, 15 de novembro de 2016

Como prometido eis o prefácio do livro Quero Conhecer Jesus Cristo!
Estarei alternadamente divulgando página por página até chegar a conclusão deste livro.
E se Deus quiser estarei o enviando para uma Editora e logo fazendo o Lançamento.



PREFÁCIO


 


Querer conhecer Jesus Cristo é a única coisa que o homem pode fazer que preste, para descobrir realmente o que é necessário ser descoberto.


            Saber que existe uma força além do que está contido em nosso corpo e de qualquer outro corpo além do nosso.


            Contar na contagem regressiva de nossos dias, cada momento compartilhado e regrado na Palavra do Senhor, a Bíblia Sagrada.


            Fazer dos milésimos de segundo, segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas e quem sabe para nós, um século, todos aproveitados e desfrutados com toda intensidade.


            Logo após, colocar a Palavra e as palavras para continuarem o caminho de séculos, milênios...


            É só confiar na referência.


            Não tem outro caminho!


            Conversar com Deus Pai Misericordioso!


            Conversar com Jesus Cristo Salvador!


            Conversar com o Espírito Santo Divino!


Vamos orar?


Vamos ler a Bíblia Sagrada?


Vamos escrever sobre a Palavra?


Vamos entender?


            Devemos aceitar e reconhecer Jesus Cristo como nosso Único e Suficiente Salvador!


            Espero, eu como simples mortal, conseguir escrever este livro que descreve uma trajetória para conhecer Jesus Cristo.


            Que em nome do Senhor Jesus, este livro preste!



JOHNSON DOS SANTOS MONTEIRO


                   MARICÁ/RJ, 25 DE OUTUBRO DE 2011.